Orientação Vocacional

               

O que é?

A Orientação Vocacional quando realizada com adolescentes estimula o autoconhecimento, a formação de habilidades, competências e conhecimentos requeridos para a elaboração de projetos de vida, inclusive promove suporte psicológico a esses jovens que enfrentam diversos desafios nessa etapa do ciclo vital.

 

Para facilitar esse processo, a orientação vocacional surge com o objetivo de identificar as características e preferências de uma pessoa a fim de indicar áreas que ela se sinta mais confortável.

 

A Orientação Vocacional e Profissional é um processo vital que pode ser solicitado em qualquer altura da vida.

               

Quando é indicada?

É chegado o momento de escolher sua profissão. Logo vêm as dúvidas, a angústia e o medo de assumir a responsabilidade por uma decisão tão difícil. Você começa a se perguntar: afinal, do que eu gosto? Em que profissão vou me dar melhor? E se eu não gostar do curso? E se eu errar a escolha ...?

Calma, esse beco tem saídas. Escolher é mesmo um processo complexo e muito difícil, mas você tem todas as condições de fazer isso. É preciso apenas se dedicar a esse momento de decisão.

 

A Orientação Vocacional é indicada para:

 

  • As pessoas que precisam decidir qual carreira seguir profissionalmente;

 

  • Para quem quer prestar vestibular independentemente da idade;

 

  • Para quem não está satisfeito(a) com a vida profissional no momento.

               

Nosso objetivo

Auxiliar a sua escolha, proporcionando uma adequadra Orientação Vocacional levando-o a conhecer-se quanto a interesses, habilidades, valores e projeto de vida.

 

Para tanto, são abordados temas como: significado da escolha profissional, trabalho, autoconhecimento e informação profissional.

 

Desta forma, você disporá de condições emocionais satisfatórias, para posicionar-se em relação as suas escolhas profissionais e a sua vida em geral.

               

Como é nosso Trabalho?

O trabalho pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo, onde as atividades são realizadas em quatro encontros (média de 08 a 12 sessões), no mínimo :

 

1º encontro: entrevista individual com os interessados, a fim de identificar particularidades de cada um (preferências, interesses, vivências) e história de vida;

 

2º encontro: realização de dinâmica de apresentação, além de outras atividades tais como dramatizações, experimentos, pesquisas e debates sobre as diversas profissões;

 

3º encontro: realização de outras dinâmicas que objetivam ajudar o estudante a melhorar seu contato consigo mesmo. São realizadas discussões a respeito das profissões e escolhas, contando com a participação de todos. No final, é proposta uma “dinâmica de fechamento”;

 

4º encontro: concluídos os trabalhos em grupo, são confeccionados laudos psicológicos individuais de orientação que serão entregues aos participantes individualmente ou em grupo.

               

Nosso Recado aos Pais

Pais, vocês também são importantes neste momento de escolha profissional de seus filhos. Pensando em vocês, na sua ansiedade e desejo de cooperação, disponibilizamos um momento ao final do processo de Orientação Vocacional, para atendê-los, procurando esclarecer dúvidas e refletir juntos sobre a melhor conduta a adotar com eles.

               

Agende seu atendimento!